Selecione o seu Idioma   Seleccione su Idioma
  Mais artigos de Maria Inês Felippe

 

QUER SER CRIATIVO, INOVADOR?
PRIMEIRO GERE MUUUUITAS IDÉIAS!
Por Maria Inês Felippe

         Tenho percebido nos treinamentos e palestras a dificuldade que os participantes tem de gerar idéias. Há momentos que sinto o imediatismo do brasileiro dificultando esse processo.Agora em contrapartida uma empresa me ligou dizendo que praticaram uma Ciranda de Idéias e que chegaram a duas mil e não sabiam o que fazer, caí da cadeira, ainda bem que a janela estava fechada. Vamos lá nem tanto o mar, nem tanto a terra, foi preciso um trabalho utilizando o pensamento convergente, mas aí é outra questão, estratégia, etc.

         A condição básica é: para termos uma boa idéia é preciso muuuuuuitas e quando falo em boa idéia não necessariamente uma grande sacada, poderá ser uma pequena idéia de graaaaaannnnnnde valor.

         Para isso devemos lançar mão do famoso Brainstorming, alguns chamam de Tempestade Cerebral e outros de Toró de palpites. Seu objetivo é aumentar a capacidade criativa de resolver problemas, etc.

         Trata-se de uma técnica americana, parte transformada pelos espanhóis e que utilizo muito nos treinamentos para despertar o pensamento divergente.É uma das estratégias mais fáceis de usar. Funciona da seguinte maneira: numa reunião, as pessoas fornecem sugestões, sendo proibido critica-las. Há momentos que utilizamos música, som, cartões coloridos, objetos como uma estratégia ativadora de idéias. Ela poderá ser tanto coletiva, quanto individual, escrita ou falada.

         Utilizamos em solução de problemas, conflitos, criação de novos produtos, serviços, processos, campanhas, etc. Como percebeu ela tem mil e uma utilidades.

         Ela possibilita:

  •  Uma energia coletiva saudável e alegre
  •  Relação de confiança coletiva
  •  O pensamento divergente e associativo
  •  A democracia
  •  Buscar a quantidade e velocidade de idéias
  •  O julgamento refreado

         Vamos exercitar
         Olhe para a figura abaixo: O desafio é Gerar 30 idéias para tirar o elefante que estão na floresta pegando fogo.

         A regra nº 1 do Brainstorming é escreva ou fale o que vier na cabeça, sem julgamento. Lembre-se é da quantidade que chegamos a qualidade. Diga: “xôoo” para o julgamento, neste momento.

         Boa sorte até o próximo!

Minha missão é treinar as pessoas para uma nação melhor.
Vamos juntos gerar idéias e aplicá-las para melhorar o nosso país?

Maria Inês Felippe: Palestrante, Psicóloga, Especialista em Adm. de Recursos Humanos e Mestre em Desenvolvimento do Potencial Criativo pela Universidade de Educação de Santiago de Compostela - Espanha. Palestrante e consultora em Recursos Humanos, Desenvolvimento Gerencial e de equipes, Avaliação de Potencial e competências. Treinamentos de Criatividade e Inovação nos Negócios. Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais de Criatividade e Inovação e Comportamento Humano nas empresas. Vice Presidente de Criatividade e Inovação da APARH.

Clique aqui para imprimir esse artigo  
  Mais artigos de Maria Inês Felippe
   
Página inicial